Promovendo serviços de qualidade com ótimos resultados para nossos clientes!
(11) 2475-0493

Vai abrir um negócio? Veja 5 dicas para impulsionar suas vendas

Publicado em 22 de April de 2024

No Brasil, o mercado de varejo continua a mostrar sinais de recuperação com um crescimento de 2,5% registrado em janeiro, conforme dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expansão positiva traz tons de superação frente aos desafios enfrentados durante a pandemia e retorno à estabilidade econômica.

Aproveitando o bom cenário do setor varejista no país, muitos brasileiros desejam empreender mas não sabem por onde começar e nem desenvolver o seu futuro comércio. Afinal, em uma área cada vez mais competitiva, abrir uma empresa e aumentar suas vendas vai muito além de simplesmente lançar um negócio - cada decisão conta, desde o primeiro investimento até a estratégia de vendas.

Mas, quais são os diferenciais que separam os negócios lucrativos daqueles que mal decolam? O presidente da FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de São Paulo), Maurício Stainoff, traz cinco dicas primordiais, confira abaixo:

Fique atento ao mercado

Entender o mercado e identificar as necessidades dos consumidores é o primeiro passo para se destacar, e isso não é tudo. A chave está em oferecer um produto único ou experiência que faça os clientes voltarem e indicarem seu negócio.

Aposte em marketing criativo

Utilize uma variedade de canais de marketing, incluindo mídias sociais, e-mail marketing e publicidade online, para promover sua marca e atrair novos clientes. É preciso ser criativo e inovador para se destacar entre a concorrência, caso contrário, ficará para trás. Pense nisso como uma via de mão dupla onde todos ganham.

Meios de pagamentos

Ao abrir um negócio, é essencial garantir aos clientes uma variedade de opções de pagamento. Além dos tradicionais cartões de crédito e débito, o uso de soluções modernas como o Pix pode otimizar a experiência de compra do consumidor. Atualmente, o Pix é o meio de pagamento mais popular do país, com quase 42 bilhões de transações feitas em 2023, segundo o levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Equipe preparada

Comece focando nas vendas. Sim, parece óbvio, mas como? Invista em treinamento para sua equipe. Vendedores bem preparados conhecem os produtos a fundo e sabem como apresentá-los da maneira certa.

Mantenha seu negócio legalizado

Por último, mas não menos importante, inclusive, é a primeira coisa que você deve ficar atento. Ao abrir um negócio, é essencial lidar com várias questões burocráticas para garantir a legalidade do empreendimento. Veja:

Registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica): O CNPJ é o registro da sua empresa perante a Receita Federal. Ele é necessário para que sua empresa possa operar legalmente e emitir notas fiscais.

Escolha do Regime Tributário: Você precisará decidir qual regime tributário é mais adequado para o seu negócio, como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Essa escolha afetará a forma como sua empresa pagará impostos.

Inscrição Estadual e Municipal: Dependendo da natureza do seu negócio e da legislação estadual e municipal, pode ser necessário obter uma inscrição estadual e/ou municipal para operar legalmente.

Alvará de Funcionamento: É necessário obter um alvará de funcionamento da prefeitura da sua cidade para comprovar que o local onde sua empresa será estabelecida está de acordo com as normas municipais e pode operar como um estabelecimento comercial.

Cadastro na Previdência Social: Se você terá funcionários, precisará realizar o cadastro da empresa na Previdência Social para cumprir com as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Registro na Junta Comercial ou Cartório: Dependendo da estrutura jurídica escolhida para sua empresa (como Sociedade Limitada, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, etc.), pode ser necessário registrar o contrato social na Junta Comercial ou em um cartório de registro de pessoas jurídicas.

Licenças Específicas: Dependendo do tipo de negócio, podem ser necessárias licenças específicas, como licenças sanitárias, ambientais, de vigilância sanitária, entre outras.

“Vemos no Brasil um processo para o aquecimento e recuperação total do varejo pós pandemia. Há certa aceleração que pode ser aproveitada pelos que desejam desempenhar algum tipo de negócio. O setor de serviços é perene no país, e o principal incentivador daqueles que buscam empreender”, finaliza Stainoff.

Fonte: Contadores

Voltar a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Rua Siqueira Campos - nº 251 - Centro

Guarulhos/SP - CEP 07110-110

Contato

(11) 2475-0493

Sitecontabil © 2024 | Todos os direitos reservados